segunda-feira, 4 de novembro de 2019

White list do Crédito




No post https://analistaconfesso.blogspot.com/2019/08/black-list-no-credito.html escrevi sobre a “black list” do crédito, um conjunto de fatores reunidos em uma lista para avaliação criteriosa, por se tratar de casos com risco específico. Nesse post trato de uma segunda fonte interna de informação que pode fazer parte de uma política de crédito.

A “white list” ou lista VIP tem o objetivo de listar casos especiais para análise de concessão cuja finalidade seja prevenir atritos que coloquem em risco a imagem de quem está concedendo o crédito, a política de concessão pode usar as informações dessa base para aprimorar sua decisão.




Como a finalidade é conter atritos que possam manchar a imagem do crédito, devemos imaginar em quais situações isso pode ocorrer dentro da política de decisão, aqui vão algumas observações para auxiliar.

Profissão => Algumas profissões podem ser tratadas de modo distinto na decisão automática do crédito exemplo: Juízes, Promotores de Justiça e Desembargadores, são profissões cujo atrito pode causar impacto negativo, tanto financeiro como na imagem da empresa, negações de produtos de crédito levam em consideração uma série de fatores entre eles o score de crédito, mas sabemos que um score pode falhar em uma classificação levando ao direcionamento de negar a proposta a um Desembargador ou Juiz por exemplo.

Isso pode acarretar tanto atrito que é preferível fazer o tratamento de alguns parâmetros na decisão, não estou dizendo que devam ser aprovadas propostas por profissão, mas que a análise possa ser melhor tratada para que a defesa da aprovação ou negação esteja bem enquadrada, são atritos que podem ser contornados.

O mesmo vale para profissões como de Jornalista ou atores, caso a proposta seja negada, indevidamente, a exposição de insatisfação de algumas profissões podem colocar o crédito em holofotes desnecessários. Então uma sugestão é que a política possa identificar as profissões de maior atrito e enquadra-las em parâmetros específicos na política de crédito.

Funcionários => Da mesma forma que o modelo pode “patinar” na análise de um cliente, a proposta preenchida por funcionários se não calibrada corretamente pode trazer o mesmo atrito, imagine um funcionário impossibilitado de ter um produto de crédito da sua empresa, com certeza recorrerá a concorrência. Certa vez minha política negou a proposta de um diretor, imagine a dor de cabeça que tive.

Por isso sugiro que haja uma política especial que trate os funcionários, para melhor análise, descontos específicos e algumas facilidades documentais afinal estamos tratando com propostas teoricamente conhecidas sob o aspecto de risco de crédito.

Cliente Especiais => Já vi clientes que possuem anos de relacionamento em um determinado produto, ao solicitar outro tem sua proposta negada, isso deixa muitos clientes bem insatisfeitos, por isso a análise de comportamento interno dos já clientes é muito importante para fazer com que injustiças nos modelo sejam corrigidas, tratar cliente antigos com bom perfil de forma mais ágil auxiliará no tratamento de atritos, garantindo a longevidade do mesmo.

Campanhas especiais => Sua empresa faz uma baita campanha legal de dia das mães, isso viraliza em todos os jornais e mídias e de repente todas as propostas são reprovadas, pode ter certeza que o time de marketing e comercial não vão inclui-lo na lista de presentes do final do ano.

Todas as campanhas especiais valem ser observadas com cuidado pelo time de crédito, portanto é prudente que propostas em campanhas pré-aprovadas corram por uma vertente específica em sua árvore de concessão, casando assim a análise de crédito com campanhas especiais reduzindo atrito.

Bem espero ter contribuído mais um pouquinho com o tema e que possa direcionar a sua lista VIP da melhor forma em suas políticas de crédito.

Analista confesso

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